domingo, 20 de fevereiro de 2011

André's Oldies #4 - O "Glee" Dos Anos 70

Ola fideldignos colaboradores com o progresso de nossa terra voraz.

Nossa amiga terna, bela e querida, G.Cool, infelizmente teve alguns contratempos, mas ela garante que volta em breve ao blog, enquanto isso, trago a vocês essa semana (se eu conseguir) mais posts, com o melhor da musica "vintage" e das boas coisas de antigamente.

Os perdedores ganharam voz, Glee
Bem, pra começar, do nada, tive esta ideia, enquanto eu matutava sobre o que escrever, decidi deixar pro meio de semana pra falar sobre Raul Seixas, resolvi aqui, falar do atual e recordar algo do passado.

Vemos na midia hoje, o sucesso estrondoso de "Glee", seriado americano transmitido pela FOX no sinal fechado, e adiquirido pela Rede Globo (com certeza, pra mal-dublar e "engavetar" pra ninguem por a mão) para exibição em TV aberta aqui no Brasil.

O série traz, alem de diversos assuntos que se identificam com a juventude, uma variedade musical fantastica, centrada num coral de uma escola que precisa de reerguer, mesmo tendo diversos contratempos. Na minha opinião também, é uma forma muito boa de mostrar que "os perdedores" de um colegio também podem ser pessoas de talento e até "populares" como qualquer um.

O classico "Grease", de 1977
A ambientação numa escola, e todo o clima que envolve a série me fez voltar ate 1977, naquele ano, a Paramount lançava nas telas um superfilme, também ambientado em escola, e com muita musica, falamos de um dos maiores classicos do cinema, o popular "Grease - Nos Tempos Da Brilhantina".

O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época. (Wikipedia)


Um marco, um verdadeiro musical animado que trazia a tela toda a realidade e a alegria dos joviais anos 50, num dos cenários mais classicos dos EUA da epoca. A juventude "transviada", regada a muito rock e carangas envenenadas, era uma epoca de descobertas, que fora bem mostrada e valeu indicações ao Globo De Ouro e ao Oscar.


Dois momentos, duas epocas diferentes, Glee e Grease são meio semelhantes entre si, mas destacam igualmente a juventude, seus problemas e seus costumes, da forma mais alegre, e mais musical possivel, ao legado do Grease, que nunca morra, e ao Glee, que não fracasse na trilha do sucesso.



OLDIES MUSICS



O casal do filme, John Travolta e Olivia Newton-John
Ja aproveitando, eu sei que muitos dessa geração nunca viram o filme, mas as musicas, até hoje ficaram no imaginario popular, de quem ao menos viu o filme. O talento musical levou seus dois protagonistas a seguirem caminhos diferentes, mas dentro da musica.


John Travolta ainda gravaria outro grande classico dos anos 70, "Os Embalos De Sabado a Noite", demosntrando também, além da musica, seus dotes de bom dançarino. Ja Olivia Newton-John ganhou muito maior notoriedade musical e até hoje é celebrada como grande cantora pop/disco dos EUA nos anos 70


E pra vocês, deixo dois videos, primeiro de todos, a musica inicial, de autoria dos irmãos Gibb (Barry, Robin e Maurice, logicamente os Bee Gees) e interpretada por Frankie Valli. E depois, a apoteotica "Summer Nights", um dos maiores sucessos da trilha sonora do filme. Trilha essa uma das mais vendidas dos EUA






Pois, no ritimo dos anos 50, e dessa alegria estudantil que vamos terminando, esperem por mais nessa semana. Até a proxima, e estudem XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário