domingo, 1 de maio de 2011

André's Oldies #6 - As 3 Grandes Da Musica Nacional (1960-1970)

Ola senhores e senhoras frequentadoras do Cirrrrrrrrrrrrco Bremer!


É bom reve-los denovo, depois, novamente, de uma longa ausencia aqui no "E Então", volto ao convivio de vocês para mostrar hoje, um especial que muito quis falar no começo das minhas postagens. Claro, eu tenho tentado ser um pouco mais regular nelas, mas eu peço humildes desculpas a vocês, especialmente a G Cool e o Mime, mas facul é facul, e as vezes, o tempo de postar passa a tempo de descansar, mas, na medida do possivel to postando aqui para vocês.

Hoje, claro, queria fazer duas pequenas menções, antes, ao amigo Mime, logo logo, faremos uma reuniao entre nós dois, em breve, deve ser depois do aniversário, assim devemos quebrar a maxima de não termos ainda nos conversado "in loco", e também o alertar para novidades no seu (nosso XD) blog, que ando meio defasado la, mas logo prometo att ele.

E a G Cool, ou melhor, a Giane. Eu necessito fazer essa menção, não é ciume do Mime nem nada, mas, eu sei que nos desentendemos, que eu fiquei sabendo de coisas ruins vindas de você, e que quase parei fora deste querido blog, mas...não quero mais saber de magoas passadas, rancores e nada mais disto. Queria aqui, agora, nesse espaço, oficialmente dizer que sinto muito qualquer coisa que eu tenha feito ou dito, e quero que para sempre você seja a minha amiga, a menina que começou acanhada na fanfarra e saiu ovacionada, quero que esteja do meu lado, minha querida e estimada. Te adoro muito, nunca me abandone, e sejas muito feliz ^^

Bem, vamos aos assuntos, prometo ser mais sucinto XD

Falei eu no titulo desta postagem, e sempre falo, de musica de qualidade, quero apresentar a vocês, amantes da musica moderna e dos grandes Renato Russo e Raul Seixas, tres bandas do tempo da jovem guarda, que eu considero "As 3 Grandes Da Musica Nacional" naquele periodo e na memória de todos que lembram dessa colorida epoca para nossa musica (colorida não quer dizer Re...voces sabem).

Falar d'Os Incriveis é honroso pra mim, sou fã confesso da banda. Esta mesma começou nos idos de 1963 e se destacou muito no cenário da jovem guarda, tendo seus shows sempre bem equipados e um numero sempre enorme de espectadores, fundada por dois amigos, ela tem na sua formação os grandes Netinho (bateria) e Nene (baixo) como seus respectivos fundadores, alem de Mingo (guitarra-base/vocal), Manito (teclados e sax) e o incrivel Risonho (guitarra-solo), dono do solo de "O Milionário". Escreveram grandes sucessos como "Molambo", "Sayonara Sayonara", "Voce Pensa Que é a Tal", entre outras com vocal ou insturmentais, apesar do rotulo inevitavelmente colocado de "filhos da ditadura", pela musica "Eu Te Amo, Meu Brasil", ate hoje a banda é lembrada, justamente por essa musica.

Outra banda fenomenal surgiria nos idos de 1960, quando 3 irmãos, Paulo Cesar, Renato e Ed fizeram, com mais 2 musicos (chegando a contar até com a participação de Erasmo Carlos) uma das mais importantes bandas do nosso rock, surgia o Renato & Seus Blue Caps, seus sucessos atravessaram gerações e a banda chegava a ser comparada com grandes bandas americanas e até os Beatles, musicas como "Menina Linda", "Meu Primeiro Amor", "Até o Fim" e outras eram versões fantasticas de sucessos do "fab four", alem da grudenta "O Escandalo". Renato Barros ainda está vivo e é uma lenda da guitarra do Brasil, assim vivo também está Paulo Cesar, ja Ed Wilson, que chegou a ter até uma carreira solo, deixou-nos em outubro de 2010, vitima de cancer.

Agora, essa, sem duvida, é a mais influente, e que muitos de nossos pais ainda se lembram...a formação (a principal de tantas) ja mata por ter exelentes instrumentistas, Almir (vocal/ guitarra), Pedrinho (guitarra-solo), Liebert (baixo), Luis Claudio (vocal 2), Cleudir (teclados), Miguel (sax e sopros) e Lécio (bateria), e ja também teve em seu cast nomes como o de Augusto César e Michael Sullivan, os Fevers começaram sua trajetória também no incio dos anos 60, nos barzinhos e lugarzinhos "quentes" do surbubio do Rio. Logo o sucesso explodiu, de tal forma que eram até intitulados "Os Reis do Baile". Seus classicos até hoje são reeditados por outros cantores, como "Mar De Rosas", "Querida", "Agora Eu Sei" e muitos outros, tantas gravações e versões de grandes bandas internacionais. A banda ainda existe bem diferente da composição original, mas sempre tem lugar reservado na nossa musica.

Bem, por enquanto é isso, se eu me lembrar, na proxima, to trazendo pra vocês muito mais da jovem guarda, falar um pouquinho do "The Jordans", e seu encontro épico com os Beatles (a unica banda brasileira a conseguir tal feito).

Até a proxima e uma otima semana a todas essas cabeças pensantes XD
(Só uma grande desculpa amigos, fiquei devendo videos, mas logo mostro alguns para vocês)

Por Dr Dré

Nenhum comentário:

Postar um comentário